Notícias

Bodoquena participa do calendário Novembro Azul e recebe palestra sobre saúde prostática com Nelson Trad Filho

A Campanha Novembro Azul ganhou força em Bodoquena na noite desta terça-feira (22/11) com a palestra “Cuidar da Saúde Também é Coisa de Homem” ministrada à população local pelo médico urologista Nelson Trad Filho, no Memorial Mário Brother.Os vereadores Ayrton Marques (PR), Edinho Carvalho (PR) e Edmilton Serrano (PR) estiveram presentes apoiando a iniciativa que estimula a prevenção do câncer de próstata e incentiva os homens a cuidarem da saúde.

Nelson Trad explicou durante o evento alguns pontos importantes sobre a doença, como acontece, diagnóstico, sintomas, tratamento e desmistificou o preconceito com o exame de próstata, muitas vezes motivo de piada entre os homens. Ainda afirmou que somente através da educação e conscientização é possível mobilizar os homens.

“Normalmente a gente está sentado no consultório atendendo, o homem chega com a cara amarrada acompanhado da mulher, às vezes nem fala bom dia boa tarde para o médico. É a mulher quem fala olha eu consegui trazer ele aqui, ele não queria vir de jeito nenhum. Até que ele se conscientiza da importância que é pra saúde dele mesmo”, ressalta o médico.

Ele frisou ainda sobre a importância de realizar todos os exames para o diagnóstico preciso, o PSA [exame de sangue], ultrassom e o mais importante, o exame do toque.

“Ele é extremamente importante porque só se consegue examinar a próstata por meio do toque, através do reto. Esse mito, esse preconceito tem que ser colocado para trás porque com o toque podemos descobrir precocemente as doenças, principalmente as malignas, que acometem o homem e muitas vezes levam a morte”, garante Trad.Conforme Nelson Trad, alguns fatores podem contribuir para o aparecimento da doença e que se diagnosticado na fase inicial, o câncer de próstata pode alcançar 90% de chances de cura com a intervenção cirúrgica, “o câncer de próstata está associado ao fator hereditário e também à alimentação indevida, incluindo carnes em excesso”, comenta.

O médico não descarta a incidência da doença em homens mais novos, porém, indica que o homem comece a ter uma preocupação maior a partir dos 40 anos realizando anualmente todos os exames para garantir o controle sobre a saúde de sua próstata, “o homem precisa acabar com o pensamento de que nunca terá a doença e deve ter mais atitude em procurar seu médico para uma boa prevenção”, pontua.Participaram da palestra a chefe de gabinete da Prefeitura de Bodoquena Girleide Rovari, a secretária Municipal de Saúde Karen Barbosa e o vereador eleito de Camapuã e coordenador do projeto “Amigos do Chitão” Altmir Abdias Juvêncio de Almeida [conhecido por Chitão].

Óbitos

De acordo com informações do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, em 2015 a Secretaria de Estado de Saúde (SES) registrou 215 mortes por câncer de próstata em todo o Estado.

Foram notificados 35 casos na faixa etária entre 60 e 69 anos, 79 casos em idosos com idade entre 70 e 79 anos e mais de 101 mortes de pacientes com mais de 80 anos, o que demonstra a idade como um dos fatores preponderantes da doença.

Facebook
WhatsApp
Twitter