Indicações

Edinho Carvalho quer implantar Programa Municipal de Descarte de Medicamentos Vencidos em Bodoquena

A Lei Municipal nº 727 sancionada no ano passado regulamenta em Bodoquena o descarte correto de medicamentos vencidos. Mas para sua devida aplicação, o presidente da Câmara e autor do Projeto de Lei N° 001/2016 que obriga as farmácias públicas (hospital e unidades de saúde) receberem os medicamentos vencidos para o descarte adequado vereador Edinho Carvalho (PR), pede em indicação além da regulamentação da Lei, a implantação do Programa Municipal de Descarte de Medicamentos Vencidos nos termos da Lei citada.

A solicitação foi apresentada em sessão plenária na noite desta segunda-feira (20/03) e encaminhada ao prefeito de Bodoquena Kazuto Horii (PSDB) bem como ao secretário Municipal de Saúde Luiz Antonio de Oliveira.

Edinho explica que ainda é comum a prática de jogar medicamentos com prazo de validade vencido no lixo doméstico, no vaso sanitário, incineração, entre outras. Conforme o vereador, o que muitos não sabem é que estas são práticas perigosas para as outras pessoas e para o meio ambiente.“Muitas pessoas não tem consciência do risco em consumir medicamentos vencidos, isso pode causar intoxicações entre outras reações adversas. Sem falar que o descarte inadequado agride o meio ambiente uma vez que estes resíduos possam contaminar o solo e lençol freático, trazendo sérios riscos aos recursos hídricos, aos animais e ao ar que respiramos”, afirma o vereador.Além disso, Edinho pede que seja fixado nos locais de recolhimento placa indicativa onde deverá ser feito o correto armazenamento, triagem e envio dos medicamentos vencidos ao fabricante, pelo farmacêutico responsável de cada estabelecimento.“Estas medidas deverão ser adotadas para a conscientização entre as pessoas do descarte adequado de medicamentos vencidos para que não cause nenhum prejuízo ao homem e ao meio ambiente”, conclui.

Facebook
WhatsApp
Twitter