Ação Cívico Social do Exército – 28/06/2017

No contexto da Operação Ágata, o 47º Batalhão de Infantaria (Batalhão Sertanista Domingos Gomes Beliago) e a 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira (Brigada Ricardo Franco), realizam em Bodoquena na Praça da Liberdade nesta quarta-feira (28/06), a Ação Cívico Social (Aciso) do Exército Brasileiro. No ato, o presidente da Câmara Municipal Edinho Carvalho (PR) juntamente com o coronel do Exército Everton Lauriano Pedro e o prefeito Kazuto Horii (PSDB) ergueram as Bandeiras Nacional, do Estado e do município ao longo do mastro, dando abertura ao evento social que vai das 08 horas até às16 horas. Logo após a apresentação da Banda Militar do 47ª Batalhão de Infantaria (BI), deram início às oficinas com atividades lúdicas militares, atendimentos médicos, atendimentos odontológicos, exposição de materiais militares; além de palestras sobre formas de ingresso nas Forças Armadas e prevenção ao alcoolismo. À frente das atividades em Bodoquena, o comandante do 47º BI coronel Everton Lauriano Pedro conta que serão oferecidos aos estudantes uma exposição de material, brincadeiras, atividades lúdicas voltadas para as crianças, mas que tem um cunho militar. “São atividades que nós realizamos com baixo grau de periculosidade para que as crianças possam participar em segurança”, disse o militar. Everton ainda explica que a Operação Ágata é uma operação de segurança nas faixas de fronteira no Estado, “Nós estamos enquadrados na 18ª Brigada Infantaria de Fronteira com sede em Corumbá [MS], porém, estamos atuando nos municípios de Porto Murtinho, Corumbá, região de Bodoquena e Miranda”. O 47º Batalhão de Infantaria sediado em Coxim está responsável durante a operação pela fiscalização na região de Miranda, Bodoquena até o município de Jardim para coibir principalmente o tráfico de ilícitos na faixa de fronteira, sejam eles tráfico de armas, drogas e animais silvestres na região. Ainda de acordo com o coronel, até o momento não foram apreendidos ilícitos transfronteiriços, “registramos apenas pequenos ilícitos que ficam a cargo dos órgãos de polícia responsáveis”, afirma Everton. O evento idealizado pelo Exercito Brasileiro tem o apoio da Câmara Municipal de Bodoquena, Prefeitura de Bodoquena, Ministério da Fazenda, Ministério da Justiça e Ministério da Defesa. Em Bodoquena é a segunda vez que o exército realiza a ação social e dentro da programação, também será feita entrega de cobertores intermediado pela secretária Municipal de Assistência Social. A Operação Ágata começou nesta terça-feira (27/06) meia noite e mobiliza as Forças Armadas do Brasil constituídas pela Marinha, Exército e Aeronáutica. Operação Ágata Em junho de 2011, o Governo Federal criou o Plano Estratégico de Fronteiras, para prevenir e combater os crimes praticados em pontos estratégicos do território nacional. A Operação Ágata faz parte desta iniciativa e por meio dela, militares das Forças Armadas atuam com agentes civis na vigilância do espaço aéreo e em operações de patrulha e inspeção nos principais rios e estradas que dão acesso ao país.   Participaram do Aciso os vereadores (a) Emerson Garrucha (PTdoB), Mano Pereira (PMDB), Osmar Ajala (PMDB), Nelson de Paulo (PSDB), Carlos Petronilio (PSDB), Professor Fernando (PMDB), Luciano de Oliveira (PPS) e Licinha Siqueira (PSB); além do vice-prefeito Geraldo Preto, secretários municipais, entre outras autoridades.