Entrega de emenda parlamentar aos alunos de jiu-jitsu – 18/10/2017

Formar cidadãos de bem através do jiu-jitsu é a proposta do projeto social desenvolvido pela Associação das Vilas em Bodoquena que ganhou força na noite desta quarta-feira (18/10) com a chegada de 50 kimonos (25 para crianças e a outra metade adulto), entre outros equipamentos adquiridos através de emenda parlamentar articulada pela vereadora Licinha Siqueira (PSB) e o deputado estadual Beto Pereira (PSDB), responsável pelo envio do recurso de R$ 30 mil que beneficia inicialmente os 20 alunos do projeto com idades entre cinco e 30 anos. O projeto de jiu-jitsu disponibiliza aulas totalmente gratuitas para a comunidade e quem está à frente deste trabalho são os instrutores Renato Araújo de Almeida e Jean Kelvin Argerin Barbosa que comemoram a aquisição dos equipamentos e dará, segundo os lutadores, melhor rendimento aos alunos durante os treinos. Renato conta que o projeto nasceu com a proposta de estar formando cidadãos através do esporte. “Nossa intenção é estarmos tirando as crianças que ficam na rua até tarde para ensinarmos e educarmos através da arte. Tenho certeza de que será um grande envolvimento para eles”, destaca. O professor também faz planos futuros para a gurizada, “quem sabe no futuro através da parceira com a Câmara, Prefeitura de Bodoquena e da Associação das Vilas, possamos conseguir para nossos alunos uma bolsa de atleta ou até uma bolsa de estudos, por meio do esporte”, completa. Jean é atleta de judô e disputará no próximo ano o Campeonato Brasileiro de Judô. Ele revela que o jiu-jitsu ainda sofre preconceitos e explica, “por ser um projeto de luta existe muito preconceito. Não é violência o que a gente ensina, mas sim os princípios e os ensinamentos que aprendi no judô que é o respeito, companheirismo e disciplina”. Licinha Siqueira lembra que esta é uma luta sua desde o ano passado para trazer o recurso beneficiando o esporte municipal. Com a chegada dos equipamentos, a vereadora aproveitou para agradecer os responsáveis e fazer um convite especial para a criançada, “o presidente da associação Sandro Weiss está de parabéns, pois tem desenvolvido um trabalho muito sério com as vilas. Agradeço também ao deputado Beto que é nosso parceiro. É muito gratificante estarmos colaborando de alguma forma ainda mais neste projeto que ensina e disciplina nossas crianças, reforçando que ninguém pagará nada pelas aulas, e quem quiser aprender um esporte novo a gente convida as pessoas estarem vindo aqui na associação falar com os instrutores e se inscrevem para assistir as aulas”, reitera a vereadora. O espaço para as aulas foi cedido pela Prefeitura de Bodoquena através do prefeito Kazuto Horii (PSDB) e da secretária de Assistência Social Silem Horii (PSDB). Kazuto Horii reforçou seu apoio ao esporte local bem como os benefícios que a prática esportiva traz à saúde, além da educação e disciplina. E ainda revelou que já foi um exímio praticante da arte marcial, “as crianças que vem aqui não é para brigar. Eu também fiz judô, a filosofia do judô é diferente, ele foi desenvolvido para defesa pessoal e não é um esporte de ataque”, complementa. Disse ainda que estará contribuindo mais para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos para a comunidade, “não fazemos mais do que nossa obrigação que é dar o melhor para nossa comunidade, nós estamos aqui para trabalhar por vocês, principalmente para nossas crianças. Estes equipamentos que hoje estamos recebendo, não é qualquer academia que disponibiliza aos seus alunos. Os instrutores terão melhores condições de trabalhar e o treino será muito bom”, comemora o prefeito. Após a entrega dos materiais esportivos, os alunos do projeto demonstraram suas habilidades e pais, familiares e demais autoridades puderam assistir a apresentação dos alunos que abrilhantaram a noite. Além dos kimonos, também foram adquiridos 120 tatames em EVA, 12 aparadores de soco e chute, 6 manoplas de foco, 4 sacos de pancada, 2 cordas náutica funcional, 4 suportes para saco de pancada, 1roupeiro de aço 32 portas, 1 bulgarian bag 15 kg, 1 bulgarian bag 10 kg, 2 slam Ball 25 lbs, 2 slam Ball 15 lbs, 3 kettlebell 12 kg, 3 kettlebell 8 kg, 2 argolas olímpicas, 1 painel de parede 3mx2m, 50 faixas brancas para kimono, 6 luvas de boxe e 16 bandagens elásticas. Participaram da entrega dos materiais o Vice-prefeito de Bodoquena Geraldo Preto, a secretária de Assistência Social Silem dos Anjos Sales Horii, a chefe do Departamento de Esporte e Lazer Maykeli Velasques Arguelho, presidente da Associação de Moradores Sandro Weis Delmondes, entre outras autoridades.   Os interessados em participar das aulas de jiu-jitsu podem comparecer na Associação de Moradores das Vilas que está localizada na Avenida Antonio Pedro de Lima, nº 665, Vila Jardim Carvalho, no horário das aulas, de segunda a sexta-feira das 17h30 às 19h.