Indicações

Edinho Carvalho e Professor Fernando intercedem pela instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Idosos

O presidente da Câmara Municipal de Bodoquena vereador Edinho Carvalho (PR) juntou forças com o vereador Professor Fernando (PMDB) para a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, aprovada durante sessão ordinária do Legislativo por meio do Projeto de Resolução Nº1/2017.Esta ação dos vereadores propõe no município a discussão, o acompanhamento de ações e a execução de políticas públicas e privadas em defesa dos direitos das pessoas com mais de 60 anos, ou seja, aquelas que são consideradas idosas.Conforme Edinho Carvalho, o Poder Público tem a obrigação de favorecer meios que contribuam para melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas, principalmente do idoso, “Cremos que a Frente Parlamentar permitirá estudos e aperfeiçoamento de nossas políticas municipais voltadas exclusivamente àquelas pessoas que dedicaram a vida para estarmos aqui hoje, em defesa delas”, explica.

Recentemente durante o Dia Internacional da Pessoa Idosa, comemorado em 1º de outubro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) clamou por mais eficácia nas políticas públicas quanto ao atendimento de pessoas com 60 anos ou mais.Até 2050, o número de pessoas com 60 anos ou mais chegará a dois bilhões, mais que o dobro dos 900 milhões de indivíduos nessa faixa etária registrados em 2015. Os idosos representarão um quinto da população do planeta.

Ainda de acordo com o Relatório de Saúde e Envelhecimento, o número de pessoas com mais de 60 anos deverá triplicar no Brasil alcançando os 30% de toda a população até a metade o século.

Bodoquena

Em Bodoquena existe o Serviço de Convivência e o Fortalecimento de Vínculo [Projeto Conviver] oferecido pela Secretaria de Assistência Social e atende cerca de 60 idosos. Ano passado, a Câmara em parceria com a Assistência Social do município e a Assembleia Legislativa, realizaram no Plenário Leônidas Alves dos Santos da Casa de Leis, audiência pública para discutir a “Implementação e Fortalecimento das Políticas Públicas Direcionadas à Pessoa Idosa”.Quem abriu o debate foi o coordenador-presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa em Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Renato Câmara (PMDB) que destacou a necessidade de uma ação mais próxima dos parlamentares frente ao idoso.

Também acrescentou que hoje existem muitas leis, muitos encaminhamentos e muitos projetos em defesa do idoso. Porém, o peemedebista reafirmou que os deputados precisam estar mais próximos para que estas leis possam fazer mais diferença na vida destas pessoas.

“Nós conseguimos este ano que o governador sancionasse uma Lei que é o Selo Amigo da Terceira Idade. Temos um projeto para priorizar os processos judiciais dos idosos para uma tramitação mais rápida. Nós encaminhamos ao Tribunal de Justiça um Projeto de Tutoria, para que o Estado tenha aqui nos municípios um tutor pros idosos que acabaram sozinhos no final de suas vidas e não tem ninguém olhando por eles. Além disso, estamos lutando para que o Governo do Estado sancione o Fundo Estadual Para o Idoso, ou seja, criar recurso para poder ajudar custear ações para as pessoas da terceira idade”, pontuou Renato Câmara.

Outra ação voltada aos idosos de Bodoquena é o acordo de cooperação firmado entre a prefeitura e a Associação Beneficente de Proteção aos Idosos de Miranda, Lar de Idoso São João. Idosos de Bodoquena em situação de abandono poderão ser encaminhados e acolhidos no Lar de Proteção aos Idosos no município de Miranda, onde terão acompanhamento médico, saúde preventiva, proteção e todo apoio necessário da Assistência Social aos usuários.

Facebook
WhatsApp
Twitter