VISA – Regulamentação dos Produtos de Origem Animal – 09 de abril de 2018.

A equipe da Vigilância Sanitária de Bodoquena (VISA) propôs na tarde desta segunda-feira (9/04) uma roda de conversa entre a entidade fiscalizadora e os comerciantes do município donos de mercados, para discutir sobre uma futura regularização de produtos de origem animal produzidos, manipulados, fatiados, fracionados, embalados e reembalados nos mercados. O bate papo foi conduzido pela fiscal da vigilância Ana Lúcia Pereira da Silva juntamente com o agente da Visa Luis Alves da Silva Filho no plenário da Câmara Municipal.

Ana Lúcia defende que todo produto de origem animal deve estar devidamente fiscalizado e regulamentado pelos órgãos fiscalizadores que é o Ministério da Agricultura e a própria VISA, “desde que seja dentro do comércio”, acrescenta a vigilante. Mas para isso, ela deixa claro que é preciso elaborar um projeto com amparo jurídico e adequado à realidade dos comerciantes de Bodoquena.

“Hoje o que pretendemos aqui é fomentar o assunto entre os comerciantes para que saia após esta reunião um regulamento adequado”, explica.

Como base para a discussão, a vigilante sanitária apresentou a minuta da resolução discutida na Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande (Sesau) e que dispõe sobre o regulamento técnico para estes estabelecimentos que comercializam produtos alimentícios de origem animal, e está sendo alvo de estudos para ser implantado na capital.

Para nortear de maneira clara e objetiva os segmentos envolvidos no comércio atacadista e varejista dos produtos de origem animal, bem como as autoridades sanitárias responsáveis pela inspeção e fiscalização dos estabelecimentos, é preciso que seja elaborado pelo Executivo um Projeto de Lei e assim, discutido e votado na Câmara de Vereadores.

As ações da VISA objetivam proteger a saúde da população de Bodoquena no que se refere ao consumo destes produtos em todo o comércio e assim, evitar doenças transmitidas pela ingestão de alimentos contaminados, geralmente pela manipulação sem as devidas condições adequadas de higiene.

Participaram da reunião o chefe de gabinete da Prefeitura de Bodoquena Hélio Ferreira Gonçalves, os vereadores Edinho Carvalho (PR), Osmar Ajala (MDB), Mano Pereira (MDB), Carlos Petronilio (PSDB) e Licinha Siqueira (PSB).