Notícias

Presidente da Câmara, vereador Mano Pereira prestigia 27º Aniversário do Assentamento Sumatra.

No último final de semana, o Assentamento Sumatra comemorou mais um aniversário, com a presença de várias autoridades locais, entre eles o presidente da Câmara de Bodoquena, vereador Mano Pereira.Presidente da Associação de Produtores do Assentamento Sumatra, Wagner José da silva destaca a importância desta data, como marca da luta daquela comunidade ao longo destes 27 anos de existência. O Assentamento Sumatra foi criado em 1991 e tem uma área total de cerca de 5 mil ha divididos originalmente em 149 lotes. A área média de cada família é de 20 ha. A pecuária de leite é desenvolvida pela maioria dos/as assentados/as. Grande parte das famílias também trabalha na criação de pequenos animais, produção de hortaliças, beneficiamento de mandioca, cana-de-açúcar, e de frutas nos quintais produtivos. 
De maneira geral, a maioria dos lotes está sendo estruturada para a produção de leite, mesmo que em pequena quantidade e com baixo uso de recursos externo. Todas as famílias trabalham com culturas de subsistência (feijão, milho, mandioca) nos lotes individuais, algumas delas trabalham também com frutas (maracujá, limão, manga, laranja, poncã) nos quintais produtivos, e muitas trabalham com olericultura em pequena escala (melancia, melão caipira, cabotiã). A criação de pequenos animais também é feita na grande maioria dos lotes (galinhas, patos/as, angolas). Algumas famílias trabalham também com a criação de ovinos e outras com a criação de abelhas (nativas e africanizadas).

“Sabemos da garra e determinação desse povo trabalhador que são os moradores da Sumatra, e participar de mais um aniversário é muito importante, em parceria com o Presidente da Associação de Produtores do Assentamento, Wagner, queremos através de nossas indicações trazer mais benefícios para os produtores, não é fácil, mas estamos dispostos a lutar, não só por essas famílias, mas em prol de todas famílias de nossa região que precisam do apoio do poder público para trabalharem com dignidade”.

Mano Pereira
Facebook
WhatsApp
Twitter