Atendendo a reivindicações de políticos do município de Miranda, e liderados pelo prefeito Manoel de Pinho, o governador de Mato Grosso, Dr. Arnaldo Estevão de Figueiredo, implantou em 1948 em terras do governo, na região da Serra da Bodoquena, ainda no Município de Miranda, uma colônia agrícola.. Os primeiros colonos foram Francisco de Paula Chagas (Chico Mineiro), Francisco Maciel e Alfredo Pedro de Araújo que chegaram aqui por volta de 1948.
Mais tarde formou-se um povoado com o nome de Vila da Amizade, onde começaram a surgir os primeiros estabelecimentos comerciais, na maioria, pequenos bolichos e butecos.
Em 1963, o governador do Estado de Mato Grosso, Dr. Fernando Correa da Costa assinou a Lei Estadual nº. 2.079 criando o Distrito Dr. Arnaldo Estevão de Figueiredo, no município de Miranda, que ficou conhecido por Distrito do Campão, por ser uma grande área de campo com pastagens nativas.
A cada dia mais famílias invadiam as terras, que eram de propriedade do Sr.Cristóvão de Albuquerque (Faz. Perseverança). Posteriormente, a área foi adquirida pela Prefeitura de Miranda, compreendendo as seguintes áreas: Campão, Campina do Cágado, parte da Faz. Perseverança e Mata Grande.
Em 13 de maio de 1980, o povo do então Distrito do Campão foi surpreendido pelo governador da época, Marcelo Miranda Soares, que publicou no Diário Oficial MS nº338 a Lei Estadual nº87 de 13 de maio de 1980 que tratava da criação do município de Bodoquena, palavra que, em tupi-guarani, significa “nascente em cima da serra”.
Após a criação de Bodoquena, restava somente a instalação institucional, que só aconteceu no no ano seguinte, já no governo do Dr. Pedro Pedrossian.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Doutor Arnaldo Estevão de Figueiredo, pela Lei Estadual nº 2079, de 14-12-1963, subordinado ao município de Miranda.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Doutor Arnaldo Estevão de Figueiredo figura no município de Miranda.
Elevado à categoria de município com a denominação de Bodoquena, pela Lei Estadual nº 87, de 13-05-1980, desmembrado do município de Miranda.
Sede no atual distrito de Bodoquena ex- Doutor Arnaldo Estevão de Figueiredo.
Constituído do distrito sede. Instalado em 19-06-1981.
Até a presente datada não consta legislação para o distrito de Morraria do Sul.
Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 2 distritos: Bodoquena e Morraria do Sul
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.