Durante sessão realizada nesta segunda-feira (07.10.2019), o Presidente da casa vereador Mano Pereira e vereador 1° Secretário Edinho Carvalho, formalizaram um pedido através de indicação parlamentar coletiva, encaminhada ao Prefeito Municipal Kazuto Horii.
Solicitando a seguinte medida de interesse público. Providenciar a construção de faixas de elevação para travessia de pedestres na Avenida Pedro Antônio de Lima.
“De acordo com os vereadores “a faixa de elevada para travessia de pedestres implantada nas vias públicas para melhorar as condições de acessibilidade, conforto e segurança na circulação e travessia, além de propiciar aos condutores maior visibilidade dos pedestres. Tem aumentado de forma significativa o trafego de veículos por esta importante avenida de nossa cidade e se tratando de ainda de uma das vilas mais populosas do município é constante a travessia dos pedestres de um lado para o outro e não havendo as faixas de elevação aumenta o risco de acidentes”.
“Quase que diariamente recebemos solicitações das pessoas, pedestres, motoristas, motociclistas, comerciantes, moradores e usuários em geral, sobre esta necessidade e por isto apresentamos pela terceira vez esta reivindicação porque não podemos esperar a ocorrência de algum acidente acontecer, para então implantar estas faixas de elevação que funcionam também como redutores de velocidade. Desde 2014 o Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, baixou a Resolução N° 495, que estabelece os padrões e critérios para instalação de faixa elevada para travessia de pedestres em vias públicas. Além disso, conforme a resolução, o Órgão ou entidade de transito com circunscrição sobre avia deve adotar as providências necessárias para remoção e ou adequação da faixa elevada para travessia de pedestres que estives em desacordo com o determinado nesta resolução”.
“Lembrando que fizemos tal solicitação pela primeira vez em fevereiro de 2018, e até agora não fomos atendidos, trata-se de uma necessidade urgente a instalação destas faixas elevadas de travessia de pedestres em conformidade com a o que determina o CONTRAN. Por fim destacamos que as faixas elevadas instaladas na Rua Guilherme Maidana por sim só já demonstram o quanto são viáveis e mais integradas ás vias urbanas, além de ter sido executada com mão de obra própria, barateando o custo e atendendo a legislação vigente”, destaca os vereadores Mano Pereira e Edinho Carvalho.