Notícias

Agraer orienta plantio de abacaxi em Bodoquena com palestra na Câmara direcionada aos produtores da região

Produtores do Distrito Morraria do Sul, Colônia Maciel e dos assentamentos Campina, Sumatra, Serro Alegre e Canaã participaram na manhã desta terça-feira (29/08) na Câmara de Bodoquena, da palestra sobre o plantio de mudas de abacaxi com a orientação dos técnicos da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) César Bulhões Martins e Mário César Gomes de Melo juntamente com o coordenador municipal da agência em Bodoquena, Airton Garcez.

O curso é um esforço concentrado da Agraer em parceira com a Câmara e prefeitura, para difundir a fruticultura em Bodoquena que dispõe de solo fértil, bastante sol e muita água nos morros que formam belos vales, propiciando até para irrigação por gravidade, e isso, conforme explicou Airton Garcez, favorece muito a produção de hortifrúti e o fortalecimento da agricultura familiar em toda região.

“A tendência natural de Bodoquena é pra isso, nos seus vales, a produção de grãos tem alguns impedimentos de ordem física, mas para hortifrúti dá pra escolher o local”, afirma Airton.Recentemente foram entregues 4 Kg de sementes de abóbora cabotiã e seis mil mudas de abacaxi; nesta quarta-feira (30/08) virão mais quatro mil, somando um total de dez mil mudas a serem distribuídas entre os produtores da agricultura familiar da região.

A distribuição das mudas e sementes foi discutida previamente no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) e a Agraer, ficando estabelecido que as sementes de abóbora cabotiã e as dez mil mudas de abacaxi serão distribuídas entre os produtores selecionados. No caso do abacaxi, serão eleitas 50 famílias para a distribuição de até 200 mudas entre cada uma delas.

Ainda conforme Airton foi criado um termo de recebimento e comprometimento para o plantio do abacaxi e da cabotiã e seu cultivo, para que deste modo garanta a difusão da fruticultura no município, “os produtores se comprometerão a fazer mudas das frutas para o fomento desta cultura em Bodoquena”, afirma.

O vereador Osmar Ajala agradeceu a iniciativa da prefeitura em relação as recentes conquistas das doações de sementes da abóbora cabotiã e das mudas de abacaxi e promete lutar, com o plantio destas frutas, para colocar o município novamente no ranking de maior produtor.“Bodoquena já foi eleita por três anos seguidos a maior produtora de abóbora do Estado e a gente quer voltar a colocar nosso município no patamar que ela merece na questão de produção da agricultura familiar”, reitera o vereador.

O prefeito kazuto Horii (PSDB) desejou aos produtores boa sorte no plantio e sucesso. Frisou ainda que quanto mais a agricultura familiar produzir, melhor para o município, “a prefeitura está aqui para apoiar a agricultura familiar junto com o pessoal da Agraer que está trazendo as mudas para Bodoquena e lógico, a parte técnica; não adianta trazer a muda se a gente não souber como plantar”, destaca.

Participaram da palestra o presidente da Câmara Edinho Carvalho (PR), os vereadores Osmar Ajala (PMDB) e Emerson Garrucha (PTdoB), o secretário de Administração e Finanças Juliardson de Castro Couto, o chefe do Departamento de Agricultura Joedir Silva da Cunha, o presidente do Conselho Municipal Desenvolvimento Rural (CMDR) Germano Vieira, entre outras autoridades e lideranças políticas.

Facebook
WhatsApp
Twitter