Os corretivos agrícolas são insumos fundamentais na agricultura e agropecuária em solos onde a acidez excessiva se torna condição desfavorável para a produção do campo. Este é um contratempo bastante comum em terras brasileiras. Neste sentido, o vereador Carlos Petronilio (PSDB) solicitou ao ex-diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e agora, deputado estadual Enelvo Felini (PSDB), uma calcareadeira que vai atender os pequenos produtores de Bodoquena.De acordo com Petronilio, com este equipamento que já está disponível no município, será feita a aplicação controlada de calcário para correção da acidez no solo e também, usada para aplicação do adubo conhecido como pó de rocha e recomendado pela Agraer no cultivo da mandioca, fruticultura e na adubação de pastagem.
“A importância da inserção dos implementos aplicadores de insumos sólidos na agricultura de precisão é um anseio antigo dos produtores da região que agora já podem usufruir deste novo aliado, para minimizar desperdícios e diminuir custos em longo prazo”, comemora o vereador.
O adubo pó de rocha está sendo por produtores do Assentamento Sumatra, do Distrito Morraria do Sul e da Colônia Maciel.Assinaram junto com o proponente da indicação o presidente do Legislativo Edinho Carvalho (PR) e os vereadores Nelson de Paulo (PSDB), Professor Fernando (PMDB), Emerson Garrucha (PTdoB), Mano Pereira (PMDB) e a vereadora Licinha Siqueira (PSB).