Indicações

Para segurança de pedestres, Edinho e Mano Pereira pedem a instalação de faixa elevada na Avenida Pedro Antonio de Lima

A faixa de travessia elevada ou lombofaixa como é chamada, é implantada na pista como forma de moderação de tráfego e aumenta a segurança na travessia dos pedestres. Neste sentido, o presidente da Câmara de Bodoquena vereador Edinho Carvalho (PR) juntamente com o vereador Mano Pereira (PMDB), quer a construção de uma lombofaixa na Avenida Pedro Antônio de Lima. 
Os vereadores explicam que devido ao aumento do tráfego de veículos nesta importante avenida e por estar localizada em uma das vilas mais populosas do município, onde é constante a movimentação de pedestres, o risco de acidentes se torna eminente.
“Não podemos esperar a ocorrência de algum acidente para então implantarmos estas faixas de elevação que funcionam também para diminuir a velocidade dos veículos”, afirmam em justificativa.
Em 2014, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) baixou a resolução Nº495 na qual estabelece os padrões e critérios para a instalação da faixa de travessia elevada em vias públicas.
De acordo com a resolução, o órgão ou entidade de trânsito responsável pela via deve adotar providências necessárias para a remoção ou adequação de faixa elevada para travessia de pedestre que estiver em desacordo com o determinado no Contran.
A utilização da lombofaixa não é uma tecnologia exclusiva do Brasil e faz parte de um conjunto de medidas voltadas ao uso compartilhado da via pública de maneira segura sendo esta técnica bastante utilizada em países como Estados Unidos da América, Inglaterra, Alemanha, Holanda, Itália, Canadá, entre outros, recebendo a denominação de traffic calming.
O pedido foi apresentado por meio de indicação coletiva e encaminhado ao prefeito Kazuto Horii (PSDB) bem como ao chefe do Departamento de Trânsito Allan Ibarra.

Facebook
WhatsApp
Twitter