Na sessão desta segunda-feira, 22 de junho, os vereadores Nelson de Paulo e Licinha, apresentaram um Projeto de Lei que homenageia a memória do ex-prefeito Elpídio José Roque de Carvalho..
O Projeto de Lei N° 001/2020, de autoria dos Vereadores Nelson de Paulo e Licinha Siqueira, que denomina o Lote Urbanizado de Bodoquena, “LOTE URBANIZADO “PREFEITO ELPÍDIO JOSÉ ROQUE DE CARVALHO”.
O projeto segue agora para análise da comissão (CONJUR e COF), que após deliberação, será votado pela Câmara, se aprovado segue para sanção do Prefeito Kazuto Horii.
A iniciativa representa uma homenagem à memória do saudoso Elpídio José Roque de Carvalho, carinhosamente conhecido por “Arrepiado”, que chegou no ano de 1.952, com os seus pais José Roque de Carvalho e irmãos, na antiga Colônia da Bodoquena, às margens do Rio Salobra; mas antes morou em Miranda por alguns anos, onde e seus irmãos estudaram na Escola Paroquial.
Passados alguns anos, mudou-se para o distrito de Campão, a onde instalou um comércio de secos e molhados, hotel e restaurante e também um Posto de Gasolina, até hoje com sua estrutura física no alto da Avenida Manoel Rodrigues de Oliveira. No seu primeiro casamento, ganhou duas queridas filhas, Edileyne e Edneyde. Com a sua atual companheira Elineuda e demais familiares, recebeu todo o carinho necessário para suportar a debilitação da sua saúde.
A sua vida política iniciou-se assim: Em 1.972 candidatou-se a Vereador por Miranda, representando esta região e foi eleito. Em 1.976, candidatou-se a reeleição e foi o mais votado entre os representantes de Campão e os de Miranda. Em 1.979, na vereança, lutou pela emancipação Política e Administrativa de Bodoquena enfrentando a oposição mirandense na Câmara e junto à Comissão que também fazia parte, foi vitorioso. Em 1.981, já criado o Município de Bodoquena, foi nomeado pelo então Governador Pedrossian ao Cargo de primeiro Administrador do Município, de onde fez as primeiras instalações da Prefeitura.
Passados 07 anos, portanto em 1.988, Elpídio volta a vida política, aliás, função que mesmo afastado de cargo, nunca deixou de exercê-la desta vez Prefeito, onde prestou seus relevantes serviços com humildade, honestidade, muita dedicação e deixou marcas positivas. Seu slogan já afirmava “Igualdade, Justiça e Trabalho”. Em 2.004, dado ao seu carisma e liderança, elege-se Vice-Prefeito, quando nos meados do mandato, a sua saúde veio a declinar.
Elpídio, como carinhosamente o lembramos “Arrepiado”, entra na galeria dos notáveis da vida pública, aqueles que também deixaram suas histórias de vida, do bom exemplo de conceito ético, da não arrogância de poder e sim, da humildade e da defesa dos interesses dos mais humildes. Destacam os Vereadores Nelson de Paulo e Licinha.
Fonte; Assessoria de Comunicação