A Câmara Municipal e a Prefeitura de Bodoquena convidam os profissionais da educação pública e toda a sociedade para participar da 1ª Audiência Pública que terá como discussão a aprovação do relatório de avaliação do Plano Municipal de Educação (PME) 2016/2017. O encontro acontece na próxima quinta-feira (12/04), às 13h30, no Auditório Mário Brother, do Memorial Serra da Bodoquena.
O PME foi aprovado em 2015 e tem 20 metas que devem ser aplicadas para o desenvolvimento da educação pública de Bodoquena. Com validade de 10 anos, o PME garante que as metas e estratégias sejam executadas dentro do prazo de vigência de dois anos em busca do aperfeiçoamento das praticas educacionais no município.
Metas PME
Entre as vinte metas do plano estão à educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação especial/inclusiva, alfabetização e alfabetismo funcional de jovens e adultos, educação integral, escolaridade média, EJA, educação profissional, educação superior, pós-graduação, formação de professores e a valorização do professor.
“A execução das metas do PME é uma ação conjunta entre as secretarias de educação, instituições de ensino, movimentos sociais, associações representativas e sociedade civil, o que promove uma ampla análise e reflexão da situação educacional de nosso município, assim, cabe a todos os envolvidos envidar esforços para que o plano de educação cumpra sua finalidade, traduzindo suas diretrizes, metas e estratégias”, explica em trecho do documento.
De acordo com o coordenador do PME professor Jairo Barboza de Souza, o plano educacional deve estar alinhado ao Plano Estadual de Educação (PEE), ao Plano Nacional de Educação (PNE), na realidade local, na vocação, nas políticas públicas do município e em sua proposta de desenvolvimento.
“O plano integra as diretrizes do Plano Nacional de Educação e compreende ações que vão desde a educação infantil, passando pela gestão, financiamento e formação dos profissionais. Estabelece metas para os próximos dez anos e garante o direito e acesso a uma educação de qualidade”, enfatiza o professor.
O envolvimento da sociedade será de extrema importância no debate, durante a audiência pública, para análise de alteração, caso se faça necessária adequação ao PME, “Dela poderão derivar recomendações para mudanças na lei do plano, com objetivo de alcançar todas as metas pactuadas”, afirma na proposta.
Havendo sugestão de alteração do plano, um projeto de lei deverá ser encaminhado pelo Poder Executivo à Câmara de Vereadores.
Para conferir o relatório na íntegra basta acessar o site da Prefeitura de Bodoquena www.bodoquena.ms.gov.br. O internauta poderá dar sua opinião, observação e/ou proposição, caso necessário, pelo e-mail cme.bodoquena.ms@gmail.com podendo também procurar a coordenação através do telefone (67) 3268-1699. Participe.